Tire suas dúvidas relacionadas ao Processo Seletivo para Apoio à Inclusão Digital - Edital ProACE/ProGrad 01/2020.

Todos os tópicos/perguntas tem o objetivo de orientá-lo na busca de uma solução as questões pertinentes ao Apoio à Inclusão Digital.

1. Pós-Pandemia ou Conclusão dos Cursos o equipamento (notebook ou desktop) deverão ser devolvidos a UFSCar?

Não, tanto o notebook ou desktop como o chip para acesso a internet, NÃO precisarão ser devolvidos pelo estudante, passando a ser sua propriedade.

2. Sou bolsista PAE e tive a renda já renovada em 2019 para o ano de 2020, se eu optar em usar essa mesma renda, vou precisar somente fazer a inscrição  sem mandar nenhum documento ?

Se você optar por utilizar a renda conforme os critérios definidos no Item 6.5 do Edital ProACE/ProGrad 01/2020, não será necessário preenchimento do Formulário Socioeconômico nem envio de documentações. ATENÇÃO: O aluno que decidir utilizar a renda já auferida pela ProACE, deverá preencher as Declarações, para isso acessar: www.associal.com.br/ufscar clicar no link "Apoio à Inclusão Digital" e clicar no botão "Sou bolsista e quero usar minha RPC (Renda per Capita)".

3. Sou bolsista PAE devo preencher as Declarações, conforme Anexo 2, 3 e 4?

Sim, é condição obrigatória para participação no processo seletivo, você deverá acessar a página www.associal.com.br/ufscar e seguir as orientações conforme a pergunta anterior.

4. Em relação ao equipamento comprado, ao final das aulas remotas, o mesmo deverá ser devolvido à universidade? Ou poderá ficar com o estudante? 

O equipamento será propriedade do estudante, não sendo necessário devolvê-lo.

6. Como faço para enviar/preencher o Formulário da Avaliação Socioeconômica?

Você deverá acessar a página www.associal.com.br/ufscar selecionar "Apoio à Inclusão Digital"após clicar para realizar o preenchimento do Formulário. Toda a documentação deverá ser enviada juntamente no preenchimento do Formulário, por isso, você deverá organizá-la antecipadamente. OBS: As declarações constantes dos anexos 2 e 3, serão preenchidas juntamente com o formulário.

7. Para manifestação e ativação do benefício terei que estar presencialmente ou vai ser de modo virtual?

A previsão é para que ocorra de modo remoto. As orientações farão parte do Ato de Convocação.

8. Eu recebo auxilio emergencial como eu declaro isso?

Você deverá enviar extrato ou tirar print da tela que conste o pagamento e submetê-lo junto ao formulário socioeconômico.

9. Comprei o equipamento com valor menor do que o beneficio, como devo proceder com saldo restante?

Você deverá devolver o saldo remanescente por meio de uma guia GRU, conforme orientações no Item 10.2 Edital ProACE/ProGrad 01/2020. OBS: É facultado ao estudante comprar um equipamento de valor maior, porém a diferença deverá ser custeada pelo aluno.

10. Como faço para enviar/preencher o Termo de Interposição de Recurso?

Você deverá acessar a página www.associal.com.br/ufscar selecionar "Apoio à Inclusão Digital"após clicar para preencher o Termo de Interposição de Recurso. Atenção: Se você obteve resultado "Não Habilitado" por falta de documentação, você já deverá enviar todos os documentos solicitados pelo Assistente Social (enviado para o e-mail cadastrado no formulário) juntamente com o Termo de Interposição de Recurso.

 

11. Como faço para enviar os documentos solicitados pelos Assistentes Sociais?

Se você obteve Resultado "Não Habilitado" por falta de documentação, você recebeu/receberá no e-mail informado no Formulário Socioeconômico uma listagem das documentações faltantes e/ou complementares. De posse do e-mail, você deverá seguir a orientação da pergunta de número 10.

12. A Interposição de Recurso deverá ser apresentada antes da Entrevista Virtual (online)?

Sim, os dias para Interposição de Recurso estão definidos no Anexo 1Edital ProACE/ProGrad 01/2020, que acontecerão nos dias 10 e 11 de setembro/2020, exclusivamente de forma virtual.

 

13. Como acontecerá a entrevista virtual (online)?

A entrevista acontecerá por meio do “Google Meet”. Você receberá um link informando o dia e hora da entrevista no e-mail informado no Formulário Socioeconômico. De posse do link, no horário marcado, você deverá seguir as orientações na tela e solicitar a participação na reunião online.

Atenção: se o acesso for realizado a partir de um smartphone, o candidato deverá instalar o app Google Meet, disponível na loja de aplicativos. Caso o acesso seja realizado a partir de um computador – PC, não será necessária nenhuma instalação.

 

14. Qual a tolerância para solicitar o acesso a entrevista virtual?

O candidato terá uma tolerância de 10 minutos, decorridos a partir do horário inicial estabelecido para a entrevista. Após o tempo transcorrido o link será desativado.

 

15. Não pude participar da entrevista virtual, como devo proceder?

O candidato terá a oportunidade, se devidamente justificado, no prazo máximo de 24 horas (a partir do horário inicialmente estabelecido para a 1ª entrevista), de solicitar através do link "Solicitação de Nova Entrevista", disponível na página www.associal.com.br/ufscar, clicar no botão correspondente. ATENÇÃO:  Somente será admitido novo pedido se o candidato seguir essas orientações, não sendo possível solicitar agendamento através de e-mail, sendo o link único e exclusivo canal para essa finalidade.

  

16. Minha avaliação socioeconômica obteve resultado de "Não Habilitado" por motivo de Inconsistência nos Dados ou Renda Superior, como devo proceder?

Se o candidato obteve status de Inconsistência nos Dados ou Renda Superior como motivo de sua não habilitação e não foi solicitado nenhum documento faltante e/ou complementar, ele deverá preencher o Termo de Interposição de Recurso, conforme explicação dada na pergunta de número 10. Na parte de upload dos documentos, você deverá enviar cópia de seu R.G.

17. A(O) Assistente Social solicitou novos documentos durante a entrevista virtual, como devo enviá-los?

Se houve uma solicitação de documentos complementares ou faltantes durante a entrevista virtual com o assistente social, você deverá acessar a página www.associal.com.br/ufscar acessar o link "Envio de Documentos Pós Entrevista". Será admitido somente os documentos enviados conforme a orientação. ATENÇÃO: Não será recebido documento por e-mail.

18. Como enviar comprovante do Auxílio Emergencial do Governo Federal?

Você poderá tirar um print da tela do app que servirá como demonstração. 

 

Caso sua dúvida não esteja relacionada acima, enviar um e-mail para: apoiodigital@associal.com.br

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